Prós e contras de escrever errado na internet. "Eu disse PRÓS?"


Uma escrita correta não é importante só para quem tem um blog, mas para todos. Mas esta postagem é redirecionada para os habitantes da blogosfera.

Para quem tem um blog é imprescindível que suas postagens contenham palavras escritas de forma correta. Ninguém gosta de ler postagens cheias de erros de português. Existem alguns blogs que possuem tantos posts escritos errados (com muitos erros por postagens) que fica impossível de se ler o que foi escrito, e aí acabamos desistindo muitas vezes.

Muitas pessoas acham que por estarem na internet, podem escrever de qualquer forma, cheio de erros, assassinando o nosso português. Acho que é errado fazer isso. Escrever na internet, é quase o mesmo que escrever num caderno; mas com uma diferença fundamental: Na internet, nossos textos podem chegar a muitas pessoas do outro lado da tela. Na minha opinião, quando é uma conversa fechada com os amigos - No msn, por exemplo - é até aceitável, porque as vezes escrevemos tão rápido que não conseguimos controlar o número de erros que são enviados; mas numa rede social - Como o Twitter, por exemplo onde são encontradas coisas do tipo "Eu mi amúu" (acredito que isso seja escrito de forma proposital) e outros erros - não propositais - que vão sendo publicados sempre, acho totalmente horrível.

Escrever errado pode trazer uma série de consequências ruins para seu blog: Pode afastar seus leitores (dependendo da quantidade e gravidade dos erros); reduzir o número de comentários e visitas; e depois disso tudo seu blog pode passar a ficar abandonado. É claro que erros todos nós cometemos. As vezes acontece de acabarmos publicando uma postagem com um errinho, mas é normal. O ruim, é publicar a postagem com erros do início ao fim dela. Ela pode até ter um conteúdo interessante, mas os erros acabam chamando mais atenção que o assunto abordado tornando a postagem cansativa e impossível de ser lida.

Não existe nada de bom em escrever postagem cheias de erros de português. As vezes deixamos que nosso post tenha muitos erros porque não relemos o que acabamos de escrever. Esta minha postagem por exemplo, se eu não tivesse revisado-a ela estaria com dois ou três erros de português,  pois eu escrevo tudo para depois ver onde estão os erros e consertá-los. Escrever uma postagem sem erros, faz com que ela fique mais bonita, menos cansativa, menos "suja", fazendo com que os leitores gostem de ler o que você escreveu, e não desistam de chegar até o final da postagem, que é o que acontece muitas vezes com aquela que está repleta de irregularidades.

28 comentários:

  1. É, na minha visão não há o tal "prós" em escrever-se erroneamente.
    Só dificultará o entendimento daquele que estiver lendo seus textos, empurrando a comunicação para longe.

    Forte abraço,
    Lucas Neves.

    ResponderExcluir
  2. Olá @Lucas Neves.
    concordo quando diz: "Só dificultará o entendimento daquele que estiver lendo seus textos, empurrando a comunicação para longe.", até porque uma postagem escrita com milhões de erros, dificulta bastante a comunicação do autor para o leitor e vice-versa. E também concordo quando diz que não há nenhum "prós", que foi exatamente o que eu quis passar com o título do meu post. Prós? Não existe e nem vai existir isso quando estivermos falando de erros na escrita.

    Obrigado por comentar. :D

    ResponderExcluir
  3. Olá Arthur,
    Bela orientação nos traz através de teu post, com certeza revisar sempre é bom, eu mesma ja cometi e cometo vários erros de português,mas procuro sempre revisar meus trabalhos e estar corrigindo o que é necessário,errar com certeza erramos, não tem como evitar, mas para que tenha uma aparência melhor e uma boa qualidade não custa estarmos atentos a isto...

    Amigo, um grande abraços e bom restinho de domingo..

    ResponderExcluir
  4. Olá @Cecilia sfalsin!
    É sempre bom revisar mesmo, até porque uma postagem sem erros é fundamental para melhorar a qualidade de nossos blog. Essa postagem que escrevi foi mais direcionada para os blogueiros, mas serve para o meio de trabalho, pois como você disse, devemos procurando concertar nossos para que a qualidade se torne maior e melhor. e também não custa nada! rsrs

    Obrigado por comentar!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!!! Muito bom!!!!
    Orientação acatada.
    abraços.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente. Tenho encontrado blogs com tantos erros de português, que além de não entender nada, não consigo ir até o final, paro no meio do caminho. São tantos erros que não dá para enumerar. Muito boa postagem a sua Arthur. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Arthur, muito boa sua postagem. Tem muita 'gente boa', bem colocada nos rankings da vida (digo, das redes sociais)que massacram a língua portuguesa, com a desculpa de estarem fazendo algo pop ou de humor. Não há necessidade disso. Se a mensagem é boa não precisa ser chula. Acredito que estamos nadando contra a correnteza. Mas é isso aí. Parabéns!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. É por aí mesmo, menino!
    Esta preocupação com nossa Língua é elementar para quem decide manter boas páginas na esfera virtual e em qualquer outro espaço que se use a escrita.
    Parabéns e siga com este compromisso sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Completamente de acordo!
    Não há nada de mais desagradável que ver erros na nossa lingua!
    É com triteza que assisto, nesta geração de jovens, o pouco caso que fazem no tratamento da linguagem escrita.
    Boa postagem

    ResponderExcluir
  10. Olá @neusapae!
    Que bom que gostou!!
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  11. Olá @Geraldo!
    Acho que somos dois então. Tenho encontrado tantos blogs com erros, que isso foi o motivo de eu ter escrito esta postagem. São tantos erros que acabam impossibilitando a compreensão da postagem, fazendo com que o leitor abandone o texto antes mesmo de terminar de ler.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  12. Olá @BLOG DE POESIAS DO PROFEX! fico feliz por ter gostado da postagem. Realmente eu também não entendo o porque das pessoas quererem escrever coisas bem humoradas utilizando os erros de português para "dar ênfase" a esse humor. Acho que se o conteúdo é de qualidade não existe problema algum em se escrever de forma correta.

    Obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  13. Olá @Malu!

    eu me preocupo bastante na hora em que vou escrever minha postagem, pois estou fazendo isso para todas as pessoas que puderem ler! Imagina se eu escrevesse esta postagem cheia de erros falando justamente sobre isso?! Iria ser horrível. Acho que todos nós devemos nos preocupar com isso, afinal não servem só para os blogs, mas também para todos. Escrever corretamente é muito melhor.

    Obrigado por comentar!!

    ResponderExcluir
  14. Que bom que está de acordo @ana costa! fico feliz!
    Realmente é triste ver a quantidade de jovens que fazem isso com a nossa língua portuguesa! Eu que inda estudo, vejo muito disso no meu colégio, mas o que me deixa feliz é que nem todos os jovens são assim. Existem alguns que ainda se importam com o que e como escrevem!!
    Obrigado por comentar!! :D

    ResponderExcluir
  15. Arthur, concordo plenamente com o que diz. No caso das pessoas estarem publicando algo para um grande público, não custa nada se empenhar um pouco e, ao menos, tentar não assassinar nossa língua mãe. Só por acentuar corretamente já se consegue uma diferença exorbitante de entendimento!
    Continue o bom trabalho.

    E, só um adendo, no final seria "consertá-los" com "s".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. "...pois eu escrevo tudo para depois ver onde estão os erros e concertá-los." (o conserto em questão é com S)
    Gostei do texto e acho que você deixou esse erro passar de propósito.

    ResponderExcluir
  17. Quer saber?!
    Quando me deparo com estas situações logo de início, não perco o meu tempo e não sigo até o final.
    Gostei.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Olá @Anônimo!!
    Realmente não custa nada tomar um pouco de cuidado na hora de escrever algo que será visto por muitas pessoas. eu não tomei cuidado suficiente e acabei escrevendo sem querer "concertá-los", onde o correto seria com "S". Tive esta postagem lida mais de 1.200 vezes, mas realmente não percebi. É como eu disse antes: um erro não tem problema, mas errar a postagem toda aí sim!

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  19. Olá @Anônimo. Procuro revisar também, mas esse pequeno erro passou por mim despercebido, quando li não acreditei. rsrs
    Obrigado pelo aviso e por comentar!! :D

    ResponderExcluir
  20. @Beth Muniz

    Que bom que gostou Beth!
    ninguém gosta de perder tempo com isso, mas alguns erros chamam muito a atenção dos leitores!

    Um abraço e obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  21. Pior que errar é inventar modinha,Ex.: naum,...

    ResponderExcluir
  22. Exato @Anônimo!! E o pior de tudo é essa como todas as outras modas pegam, e muita gente gosta de escrever assim, sem perceber que é horrível.

    Obrigado por comentar!! :D

    ResponderExcluir
  23. Querido amigo Arthur; saudades!
    Excelente esta postagem; eu adorei! A Língua Portuguesa tem sido estuprada de uma forma tal, que causa-me espanto. O que eu tenho visto por aí não são erros de sintaxe, mas sim, erros crassos, verdadeiros absurdos!!!O BRASILEIRO NÃO SABE ESCREVER, é isso que concluo.
    "Última flor do Lácio, inculta e bela,
    És, a um tempo, esplendor e sepultura..."
    Olavo Bilac, provavelmente, permacerá toda a Eternidade revirando-se no túmulo!!!

    BEIJOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  24. Olá @Neusa Fiesta! Também tenho muitas saudades!
    Obrigado por ter gostado da postagem. Realmente é um estupro o que certas pessoas fazem com a nossa língua. Fazem isso justamente com a língua que "já nascemos sabendo falar", o que pra mim torna as coisas ainda piores.
    Realmente o brasileiro não sabe escrever, pelo menos, a maioria.

    Obrigado por comentar e um beijão!!

    ResponderExcluir
  25. Escrever errado na internet é uma estratégia das mais eficientes. Ela permite que não se percebam as deficiências de quem escreve pois, deliberadamente, a pessoa escreve errado as palavras que sabidamente ela conhece, para que, quando não souber como escrever determinada palavra, basta escrever de qualquer jeito e o padrão estará mantido.
    Cada vez mais pessoas estão usando essa técnica sob a justificativa de ser "uma nova linguagem", na qual, estranhamente, cada um tem a sua regra.

    ResponderExcluir
  26. Olá @Anônimo!
    Sabia que eu nunca tinha visto por esse lado. Parando para pensar agora, faz todo o sentido. As pessoas passam a escrever de forma errada, para quando não souberem escrever uma certa palavra na forma correta não "terem problemas" com a escrita.
    E dessa forma vão se criando novas linguagens virtuais dentro da nossa própria, que na minha opinião, não é uma boa coisa, já que assim as pessoas passam a escrever da maneira que elas bem entendem.

    Obrigado por comentar!!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela postagem, ainda mais sendo um jovem, isso nos dá esperança. Vou usá-la assim que tenha oportunidade. Uma vez, numa turma de Português (e Inglês) instrumental numa empresa, um dos funcionários disse que basta entender e não tem importância a maneira como se escreve e concordância é ''frescurinha''. Um dos trainées veio em minha defesa e da língua: escrever errado é coisa de ''tiozão analfabeto''. Hoje não é só a classe média alta que se alfabetiza, são todos. Vou encaminhar seu artigo a ele, que ficará feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá A Wild Garden!

      Fico feliz por ter gostado da postagem! Sabe, já me disseram a mesma coisa sobre não ter importância a maneira como se escreve e sua concordância, mas eu discordo, acredito que escrever corretamente é fundamental para tudo, mesmo que seja só por saber, mas é fundamental. "Frescurinha" é escrever errado sabendo que está errado.

      Todos se alfabetizam, acredito que seja no mínio obrigação de todos os brasileiros saber escrever corretamente. Será que um dia isso irá acontecer? Fico feliz por querer indicar meu post, espero que ele goste!

      Grande abraço e obrigado pelo seu comentário!
      Boa semana! ;)

      Excluir

Obrigado pela sua presença e comentário! A sua participação tem um valor enorme! Grande abraço ;)

Copyright © 2013 Blog Arthur Oliveira and Blogger Templates - Anime OST.