Não sou obrigado a gostar de ninguém.


"A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades." (Millôr Fernandes)

Todos os dias convivemos com pessoas de gostos e personalidades parecidos ou não com os nossos. Existem aquelas pessoas que para evitarem um confronto de ideias ficam "em cima do muro" sempre concordando com o que cada lado diz, fingindo que gostam de todos para não perderem nenhum amigo, e nós sabemos que não é bem por aí.

Não somos obrigados a gostar de ninguém e ninguém é obrigado a gostar de nós. Temos que aprender a conviver com a diversidade de opiniões ao nosso redor, respeitá-las, e darmos a nossa sem ter medo de ficar mal com os outros (Nunca iremos ser amigos de todo mundo). É claro que antes de tudo isso deve haver o respeito. Podemos não gostar de uma pessoa, como ela é, como ela pensa, mas temos que respeitar a sua forma de viver. Não podemos sair por aí falando mal, julgando, como se estivesse tudo bem. O respeito deve existir sempre, você gostando ou não dela.

Fingir gostar de alguém é ser falso. Cada pessoa tem seus defeitos e qualidades. Ninguém é 100% bom ou ruim e um dia, um desses lados é mostrado. Se não soubermos conviver com as pessoas sem respeitar o jeito que elas são, o mundo acaba. É muito egoísmo querer que as coisas sejam somente como nós pensamos. O que pode ser bom para mim, pode não ser para você (e nem por isso você tem que fingir aceitar o que eu falo para não ficar mal comigo).

Não se torne prisioneiro de suas próprias verdades. Seja humilde e tente enxergar o ponto de vista daqueles que estão junto com você. Por mais que você não concorde com o modo de agir de alguém, tente entender o pensamento dele e respeitá-lo. Não precisamos fingir. Respeitar basta. Se existem pessoas falsas com a gente, a unica coisa que podemos fazer é sermos inteligentes para saber qual a sua intenção para estar agindo dessa forma conosco.

"Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma."  (Buda).

10 comentários:

  1. Esse é o grande problemas das amizades hoje em dia. Não conseguimos entender que o ser humano é diferente do outro, e geralmente queremos como amigo alguém que pense como nós, e que concorde com o que você faz. E não é bem assim!
    Nem sempre vai ser desse jeito, o verdadeiro amigo conhece tudo de você, e te respeita e admira do jeito que você é.
    Hoje sou feliz tendo poucos amigos, e sinceros, do que muitos que vivem desejando a minha infelicidade.
    Lindo texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá @Isa Oliveira. Concordo plenamente quando você diz que prefere ter poucos amigos sinceros do que ter muitos que desejam a sua infelicidade. Não são os números que irão fazer felizes. É a qualidade das pessoas, dos amigos que temos ao nossos redor. Temos que ampliar a nossa visão e passar a enxergar o outro que está ao nosso lado sem sermos egoístas só aceitando as nossas opiniões.

    Obrigado por comentar,
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse texto falou muito do que vivi nesse primeiro semestre de 2011. Quanta sensibilidade!
    Adorei o blog.
    Posso reproduzir este texto no meu?
    Caso me autorize, gostaria que visitasse o meu espaço antes.
    http://cortezolli.blogspot.com
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  4. @Cortezolli Que bom que gostou!! Fico feliz em saber que as pessoas gostam do que eu escrevo!
    Autorizo sim a reprodução de minha postagem! Já enviei a resposta no seu blog!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Seu post nos instiga a se fazer uma profunda reflexão e analisarmos o meio virtual onde vimemos e não apenas na real e destaco aqui sua frase de efeito que chama a atenção bem assim:

    "A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades." (Millôr Fernandes).

    ResponderExcluir
  6. Ola Arthut,
    Bom dia,
    Costumo dizer que até pra ser amigo precisamos ser habilidosos, amigos verdadeiros eles não buscam analisar seus defeitos como uma mercadoria de supermercado pra ver se leva ou não, mas sim ele busca o sentimento verdadeiro de uma amizade que é o sorriso, companheirismo,a confiança, e principalmente a liberdade de dizer verdades quando for necessário, o verdadeiro amigo é igual nossos pais bate mas ama,e nunca vai querer nos ver numa pior,o seu texto foi bem claro no que diz não somos obrigados a gostar de ninguém, e ninguém é obrigado a gostar de nós, mas a partir do momento que existe uma amizade com certeza ela virá acompanhada das diferenças, e com elas teremos que saber lidar.Isto sim é ser amigo...Se todos nós fossemos iguais que graça teria?com diz machado de assis "Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
    Porque amigo é a direção.
    Amigo é a base quando falta o chão!
    Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
    Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
    Ter amigos é a melhor cumplicidade!"

    Abraços e tenha um ótimo domingo

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo !!!

    Concordo contigo, escrevi uma vez, que não entendo o porque da falsidade, o que ganhamos com isso ?
    No mundo virtual, quando não gosto, simplesmente não participo e me afasto, já no mundo aqui fora, às vezes somos obrigados a conviver com quem não gostamos, mas isso não quer dizer que eu precisa ser falsa, posso apenas manter a convivência cordial, sem puxa saquismo, o que é totalmente desnecessário e não nos leva a lugar nenhum.
    Vejo muitos pisoteando em seus valores só para manter as pessoas ao seu lado, acredito que isso seja carência ou baixa auto estima, pois não tem coragem para sair deste undo fantasioso e tem medo de ficar sozinhos caso exponham uma opinião contrária, mas isso não criará laços verdadeiros e sim, apenas uma relação baseada na mentira.
    Ninguém é igual a ninguém, e se conseguirmos respeitar as diferenças, sem dúvidas teremos um mundo bem melhor e o que é melhor, teremos uma infinidade de possibilidades de aprender algo com esta diversidade.
    Quem se obriga a gostar de alguém por insegurança ou por interesse, ou seja lá pelo que for, estará construindo uma vida na superficialidade sem acrescentar nada nem a ela nem a ninguém.
    Adorei !

    Um abração e bom domingo !

    ResponderExcluir
  8. Olá @Um Oficial com Espada Própria! Esse é meu principal objetivo como blogueiro, tentar fazer com que meus leitores reflitam e pensem com vontade no que escrevi afim de retirar algo construtivo para vida deles.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  9. Olá @Cecilia sfalsin!
    Nossa, gostei muita da sua opinião e concordo plenamente. Ser amigo não é fazer das diferenças do outro uma mercadoria. Ser amigo é saber principalmente aceitar os defeitos da pessoa, ajudá-la nos momentos bons e ruins e acima de tudo apoiá-la!
    Ser amigo, é ser aquela pessoa que independente de tudo está lá para ajudar o outro. É só isso que tenho a dizer, pois seu comentário disse tudo.

    Muito obrigado por comentar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá @Samanta Sammy!
    Eu também quando não gosto de uma pessoa no mundo virtual, como já disse várias vezes, ignoro completamente e continuo a vida, já quando isso acontece na realidade, trato a pessoa normalmente, afinal pra que falsidade?
    Não gosto de pessoas que que mudam completamente suas deias para se dar bem com as outras. Isso pra mim Quem acha que gostar dos outros e ser gostado é obrigação só perde tempo na vida.É falta de personalidade.

    Obrigado por comentar Sam!
    Ótima semana pra você!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua presença e comentário! A sua participação tem um valor enorme! Grande abraço ;)

Copyright © 2013 Blog Arthur Oliveira and Blogger Templates - Anime OST.